Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Segundo Festival de Música do Guará

Muito bom o Segundo Festival de Música do Guará. Após a inscrição de mais de noventa músicas, foram selecionadas vinte e cinco bandas, com premiação para até a terceira classificação:

1º lugar - O que dizia Maria - BANDA RODA NA BANGUELA


2º lugar - Mensageiro - LÉO CAMPOS


3º lugar - Umarimerê - MAMBEMBRINCANTES


Melhor Letra - Mestre Risa - ROBSON RODRIGUES


Melhor Arranjo - Passado é Passado - BANDA JENIPAPO


Melhor Interprete - Algo Mais - GRUPO MAVERICK


Esperem pela 3º edição no ano que vem.

Festival República Blues

Nos próximos dias 09, 10 e 11 de outubro será realizado o “BSB Blues Festival” -- agora intitulado “FESTIVAL REPÚBLICA BLUES” – com atrações no Complexo Cultural da FUNARTE, a partir das 19h e no Teatro de Arena do CAVE no GUARÁ II, a partir das 16h.
Serão oferecidos, também gratuitamente, workshops de gaita (Flávio Guimarães), de Bateria, (Cláudio Infante), de técnica vocal, (Taryn Szpilman), de percussão (Johnny Rodergas) e de guitarra, com o americano Eddie C. Campbell, além da palestra sobre “História do Blues”, com o Editor da revista Blues N’ Jazz.
Mais de 60 músicos se apresentarão, incluindo o americano Eddie C. Campbell e do respeitado guitarrista angolano / brasileiro Nuno Mindelis, já considerado pela revista Guitar Player americana como o melhor guitarrista de blues do mundo, na categoria independente.

Serão também apresentados grupos locais, tais como “Casa Vermelha”, “Ligação Direta”, “Oficina Blues” e “Brazilian Blues Band”, entre outros.

As inscrições para os workshops gratuitos, com vagas limitadas, e mais informações serão disponibilizadas através do site www.festivalrepublicablues.com.br.

Feira do Livro de Brasília

A 28ª Feira do Livro de Brasília acontecerá no período de 16 a 25 de outubro próximo, no Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF). O local é mais apropriado para o evento, pois haverá mais espaço e melhor organização. Em contato com a Gerência de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, fomos informados sobre agendamento para apresentações dos poetas da Primeira Coletânea Poética do Guará. Posteriormente voltaremos ao assunto. Mais informações: www.camaradolivrodf.com.br

Eleição de Conselho Tutelar mobiliza a comunidade guaraense

Um ano antes das eleições que vão escolher o governador, senadores e deputados, o brasiliense está sendo mobilizado para outra eleição. O Distrito Federal realiza no próximo dia 4 de outubro eleições para os Conselhos Tutelares. O Guará não possui atualmente um conselho próprio, sendo utilizado o do Plano Piloto, que atende a diversas regiões administrativas. Será a primeira vez que a cidade vai ter um conselho composto somente por moradores locais.
No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz: “Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Em reunião na casa da presidente da Junta de Prefeituras e Associações de Moradores do Guará, Alcina Martins, realizada na última terça-feira, foi debatida a importância deste conselho e apresentados os candidatos homologados. “Nesse momento é preciso unir a sociedade por um bem comum. O Conselho Tutelar é de grande importância para nossa população e está acima de qualquer discussão política. Precisamos mostrar a importância que essa eleição tem para o Guará e levar todos aos locais de votação no dia 04. Essa é uma luta de todos os que defendem as crianças e adolescentes” desabafa Alcina.




OS CANDIDATOS DO GUARÁ


1001-ADRIANA DESIDÉRIO CARVALHO;


1002-ARMANDO FERREIRA ABIORANA;


1003-ARNALDO JOSÉ DAMASO DE OLIVEIRA SOUZA;


1004-FLORENCE NICKERSON RIBAS;


1005-LUZIA VIEIRA GUEDES AMÂNCIO;


1006-MÁRCIA REGINA DA PAZ;


1007-MARIA LÚCIA DA SILVA;


1008-ROBSON MAJUS SOARES;


1009-ROSILENE DE OLIVEIRA MORAIS.

CONHEÇA O ADMINISTRADOR DO GUARÁ.

Nascido em Brasília no dia 18 de agosto de 1959, Joel Alves Rodrigues mudou-se para o Guará em 1973.

Advogado, funcionário de carreira da CEB desde 1980, Joel tem uma longa trajetória na vida pública. Foi chefe de eventos do cerimonial dos governos José Aparecido, Joaquim Roriz e Cristovam Buarque, assessor da Administração do Guará na gestão de Alírio Neto e da Administração de Taguatinga no período de Abdon Henrique.

Nessa época teve seu trabalho reconhecido pelo já deputado Alírio Neto em seu primeiro mandato e foi convidado para ser seu assessor na Câmara Legislativa.

Dando continuidade em seu trabalho, Joel foi também secretário parlamentar na Câmara Federal e em seguida assumiu a responsabilidade de Chefe de Gabinete da Administração do Guará, cargo que exerceu durante o primeiro semestre de 2007.

Por ser morador da cidade há muito tempo, conhecer profundamente seus problemas e necessidades e possuir uma vasta experiência administrativa, Joel Alves Rodrigues foi nomeado administrador regional do Guará pelo governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, no dia 14 de agosto de 2007.

Novidades na Gedes

No dia 13 de outubro começa a funcionar na Casa das Pedras um salão de beleza comunitário, onde serão ministradas aulas para as mulheres da região com o intuito de profissionalizá-las, proporcionando, assim, mais uma fonte de renda a elas. Joelma Cunha será a professora e contará com mais duas assistentes. Cursos de cabeleireira e manicure serão oferecidos para os interessados em aprender a profissão.

Jovens poderão também aprender mais uma profissão com o curso de marcenaria que será dado pela ONG IBAV. Colégios da região serão beneficiados, pois os alunos irão aprender consertando os materiais das escolas que estão inutilizados e, dessa forma, todo mundo sai ganhando. Para quem é adepto a atividades mais modernas, a dica é o curso de artes plásticas e trabalho em vidro.

Além da reforma da casa, os usuários têm mais motivos de comemoração: a GASOL se propôs a fazer uma parceria e vai fornecer televisão, aparelhos de DVDs, computadores e livros para a Gerência. A biblioteca e a sala de informática, além de ganharem cara nova, serão mais bem equipadas e os alunos, melhor atendidos. “Procuramos sempre que podemos atender a toda a comunidade, inclusive em casos emergenciais, merecemos mesmo essas melhorias”, comemorou Giula Cabral, gerente de Desenvolvimento Social.



Área Social da Administração de casa nova

Muita gente não sabe que a Gerência de Desenvolvimento Social (Gedes) da Administração Regional do Guará funciona na Casa das Pedras, localizada na Colônia Agrícola Águas Claras, na altura da QE 24. Em parceria com ONGs, são promovidos diversos cursos e atividades no local. O principal objetivo é profissionalizar crianças e adolescentes para que sejam inseridos no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
As ONGs que atualmente estão em parceria são IBAV, ORAEE, OCPT, ONP e ainda a comunidade Santo Aníbal, que faz parte da paróquia Divino Espírito Santo. Os monitores e professores dos cursos são voluntários disponibilizados pelas ONGs. No total, 300 crianças participam das atividades e dentre os cursos oferecidos estão ginástica comunitária, capoeira, jiu-jitsu, futebol, box e judô. A comunidade ainda conta com uma biblioteca, sala de informática e um espaço ecumênico para realização de missas e cultos.


            Reforma da Casa das Pedras

Nesse mês, colaboradores, servidores e alunos estão
comemorando mais uma conquista: a reforma da sede da Gerência de Desenvolvimento Social. A partir da próxima semana, a Diretoria de Obras da
Administração vai dar início a reforma.
Várias mudanças estão previstas na quadra
de esportes, no campo de futebol, no
 estacionamento e em praticamente toda a estrutura,
que vai ganhar uma cara nova. As obras são necessárias
para o melhor atendimento da comunidade.

Administrador leva à Novacap pedidos da cidade

Na quarta-feira (23), o administrador Regional do Guará, Joel Alves Rodrigues, esteve no gabinete do presidente da Novacap, Luiz Carlos Pietschmann, para tratar sobre questões da cidade. O administrador solicitou informações sobre o andamento de processos que estão tramitando na Companhia, pedindo atenção especial para os pedidos mais recorrentes dos moradores.

Dentre as demandas que estão tramitando na Novacap, Joel Alves reforçou o pedido para a construção da ciclovia no Guará, que já está licitada; a instalação de duas ilhas de exercícios no Guará I e no Guará II; a recuperação aslfáltica em alguns trechos críticos na cidade, como no Polo de Moda e na QE 32 (próximo à Paróquia Divino Espírito Santo), ambos com abaixo assinado dos moradores; a drenagem do Setor de Oficinas Sul (SOF Sul) e a conclusão das obras de águas pluviais com a implantação de bocas de lobo na QE 44 conj X, que segundo os moradores da região está tendo muitos problemas com as chuvas.

Alguns dos itens apontados pelo administrador já foram despachados de imediato pelo presidente da Novacap. Atento ao período de chuvas, o administrador do Guará solicitou ainda empenho na limpeza das bocas de lobo e a intensificação da roçagem de mato no Guará. O serviço já está sendo realizado na cidade, mas durante o período chuvoso a vegetação cresce muito rápido, o que aumenta a demanda dos moradores.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

No dia 2 tem venda de peixe mais barato no Guará

Entre as atividades programadas para movimentar o Distrito Federal durante a 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, uma será voltada aos consumidores. Um caminhão frigorífico do município de Itajaí (SC) estará no Distrito Federal, de 30 de setembro a 4 de outubro, para vender pescados variados a preços bem mais acessíveis. Tilápia, Tambaqui, Bagre e Uritinga serão algumas das espécies a serem encontradas com descontos promocionais.


A Peixaria Móvel, como foi batizada pelos organizadores, estará no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no dia 30 de setembro, quando acontece a abertura da Conferência. O Vice-Presidente José de Alencar e a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, além do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altemir Gregolin, estarão presentes no ato oficial.


Depois da noite de abertura, a Peixaria Móvel cumprirá um itinerário em algumas cidades satélites do Distrito Federal. No dia 1º de outubro, o veículo estará no estacionamento do Super Maia, em Arapoanga. No dia 2, os consumidores poderão ir até o estacionamento da Feira do Guará para comprar os pescados. Em seguida, no dia 3, a Feira Permanente do Cruzeiro receberá a Peixaria Móvel, que ficará no estacionamento e, no dia 4, o veículo estará no Shopping Popular do Gama, quando encerrará o percurso.


O horário de atendimento em todos os locais inicia a partir das 8h e encerra no fim do dia. O caminhão contará com duas operadoras de caixa e um peixeiro, bem como o acompanhamento da Polícia Militar. O projeto tem o apoio das Administrações Regionais e da rede de Supermercados Super Maia.

Abertas inscrições para trabalhar no Censo 2010

Atenção moradores do Guará! Já saiu o edital para o processo seletivo para o Censo 2010, que será realizado pelo IBGE. O Censo é a pesquisa econômica e social mais importante do nosso País, através de seus resultados é possível conhecer o Brasil a fundo e planejar melhor o futuro. A partir de 1º de agosto de 2010, 190.000 recenseadores vão visitar os 58 milhões de domicílios do país e levantar informações de 190 milhões de pessoas. Para se preparar para esse momento, o IBGE está contratando a partir de agora mais de 30 mil pessoas que poderão atuar em um dos cinco cargos oferecidos com salários que variam de R$ 760,00 a R$ 1.600,00. O trabalho é por tempo determinado podendo variar entre 7 e 12 meses. As funções são para Agente Regional, Agente Administrativo, Agente Censitário de Informática, Agente Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

A subárea que engloba Guará, SIA e SCIA tem uma estimativa de 46.147 domicílios (em 2010). Para atender essa área, serão contratadas 175 pessoas por meio do processo seletivo simplificado. O IBGE tem interesse que as pessoas da comunidade participem do processo, já que têm mais conhecimento sobre a região a ser trabalhada.

Pra quem quer participar vai aí algumas dicas:

· É necessário que o candidato tenha 18 anos ou mais e o Ensino Médio concluído;

· São 33.012 vagas temporárias distribuídas nos 5.565 municípios do país;

· As inscrições vão até o dia 6 de outubro e podem ser feitas nas agências credenciadas dos Correios, postos de inscrição (nos locais onde não têm agências) e pela Internet;

· O roteiro do candidato com todas as instruções sobre os procedimentos de inscrição e outras informações úteis está disponível no portal do IBGE na Internet: (www.ibge.gov.br). Clique em “Trabalhe conosco no Censo 2010”;

 
· Leia o roteiro do candidato, consulte as vagas por município e inscreva-se.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DEPENDÊNCIA QUÍMICA, NUNCA MAIS.

Projeto social desenvolvido pela Associação Projeto Criação de Deus, realizado no Guará II,

dá oportunidade às mulheres dependentes de subsistâncias químicas para se reabilitarem.

Apoio psicológico e tarefas cotidianas, como cuidar de uma hortaliça, estão entre as

atividades desenvolvidas pelo programa de recuperação.

Apesar de boa vontade do bispo a casa precisa de ajuda, uma das necessidades é a compra

de uma combi, pois o único meio de transporte do local é uma biscicleta, além do transporte,

 precisa também de colchões, entre outras necessidades.

QUEM QUISER AJUDAR, PODE ENTRAR EM CONTATO POR MEIO DOS TELEFONES:
                                          61- 3381 0062  OU 61 8406  3847.

domingo, 27 de setembro de 2009

Vias do Guará vão receber novo asfalto


As obras de recapeamento asfáltico das vias do Guará já começaram. Na quinta-feira, dia 24, o secretário de Obras, Márcio Machado, assinou a ordem de serviço autorizando a Novacap a realizar o serviço. Enquanto acontecia a cerimônia, os caminhões da empresa já estavam trabalhando na saída do Guará para o Núcleo Bandeirante. O evento contou com a presença de moradores da região, lideranças comunitárias e diversas autoridades, como o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Alírio Neto; o tenente-coronel Jair Lobo, da Polícia Militar; o tenente Ramos, coordenador da Secretaria de Ordem Pública, e o administrador Regional do Guará, Joel Alves Rodrigues.





3º idade dá uma lição de vida em festa no Guará.


Mais de duas mil pessoas compareceram à festa em homenagem aos idosos que aconteceu nessa quinta-feira (24) no Salão de Múltiplas Funções do Guará, localizado no Complexo do Cave. O evento foi promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e pela Secretaria de Governo do DF, com apoio da Administração Regional do Guará, por meio da sua Gerência de Desenvolvimento Social.

Um clima de alegria e leveza pairava no ar. Os idosos se divertiram, paqueraram e dançaram ao som de Marcelo José. Senhoras maquiadas e perfumadas, senhores em grande estilo e, muitos deles, verdadeiros “pés de valsa”. Casais apaixonados encheram o salão de esperança e de sorrisos contagiantes. Em meio aos presentes, estava a miss 3ª idade do Guará, Maria José Lelis de Souza, 74 anos e cheia de vida. A “bela moça” estava acompanhada de seu parceiro e rei do Guará, Adergísio Firmino, 80 anos. Ao ser questionada se eram casados, Maria José brincou: “A gente fica”, mostrando o quanto é moderna e despida de preconceitos.


O brilho nos olhos não escondia a satisfação e alegria em estar curtindo aquele momento. A festa terminou por volta das 18h, mas se dependesse da empolgação dos convidados, a comemoração iria por noite adentro. Apesar de exaustos, eles foram embora felizes e cheios de esperança na certeza de que são valorizados e amados por muita gente.




sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FESTA DA PRIMAVERA NO GUARÁ.


A NOVA TOP MODEL DO BRASIL PODE SER DO GUARÁ.

A procura pela Menina Fantástica avança Brasil adentro. O concurso está sendo realizado com o objetivo de “garimpar” meninas de todos os lugares do país para participar da grande seleção em busca da mais nova top model brasileira. O Guará não poderia ficar de fora. O ônibus do concurso esteve na quarta-feira (23) no estacionamento do Ginásio do Cave. Várias meninas com idades entre 15 e 25 anos aguardavam ansiosas a chegada do veículo.

 A seletiva, vai acontecer no próximo sábado (26) no Ginásio do Galois, na 902 Sul. O ônibus já passou por Sobradinho, Taguatinga e Plano Piloto. Segundo Murilo Andrade, coordenador do concurso e booker da agência Mega, espera-se aproximadamente 2.500 candidatas no sábado para a grande seletiva, que vai ser feita por profissionais renomados da área.

As candidatas foram orientadas para o dia da seleção e tiveram oportunidade de tirar algumas dúvidas que ainda pairava no ar. Várias dicas foram dadas pelos profissionais para o dia da seleção, inclusive, de como as meninas devem se apresentar. Calça jeans, blusinha básica, cabelo o mais natural possível e maquiagem leve. O sapato de salto, apetrecho básico normalmente indispensável pelas meninas, não vai ser necessário, o importante é estar confortável pois a espera vai ser longa na fila. As próximas paradas do ônibus serão em Goiânia, Anápolis, Gama, Águas Lindas de Goiás e alguns outros municípios da região. A grande final do Concurso está prevista para dezembro de 2009.

Na ocasião, várias meninas ainda tiveram a oportunidade de preencher a ficha de inscrição para o concurso que vai eleger a Miss Guará em Novembro. As inscrições para o concurso de miss podem ser feitas também na Casa da Cultura do Guará.

FESTIVAL DE MUSICA NO GUARÁ.

O II Festival de Música do Guará acontece nesse fim de semana, ao lado do Ginásio do Cave. Mais de 80 inscrições foram feitas, mas apenas 25 bandas foram selecionadas para concorrer à premiação. O evento faz parte do Circuito de Festivais do DF, que acontece também em Santa Maria, Ceilândia, Taguatinga e Planaltina. O evento conta com o apoio da Administração Regional do Guará e a organização é por conta do produtor cultural Célio de Matos.



As bandas selecionadas foram Robson Rodrigues, Maverick, Caffe Roots, Leo Campos, Língua Roxa, Beatriz Águida, Tamara, Homem Carta, MP4 Acústico, Meire Ellen de Lima, Profanos, Luiz Felipe Vitelli, Dona, Grupo Natyê, Cesar de Paula & Projeto AS, Joyce, Fuzo, Renato Kêju, Áridos e úmidos, Mambembrincantes, Mutações, Jenipapo, Ivan Mendonça, Roda na Banguela, Tiago Gasta e São Três.


 

COMEÇA A REFORMA DA FEIRA DO GUARÁ

                               Arruda dá início às obras de reforma da Feira do Guará



“Na legalidade fica tudo mais fácil”. Foi com essa frase que o governador Arruda fechou sua visita à Feira do Guará para o lançamento das obras de reforma e complementação da estrutura. A obra está orçada em R$ 1.171.954,84, o recurso foi destinado através de emenda parlamentar do deputado Alírio.
 
A Feira do Guará abrange cerca de 520 bancas que oferecem produtos variados, como vestuário e calçados, frutos do mar, produtos hortifrutigranjeiros, além de restaurantes de comidas típicas e premiadas barracas de pastel. A previsão é que a reforma esteja pronta até o início de dezembro, para o período das compras de Natal.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Crianças e idosos passam uma tarde juntos em circo do Beto Carrero.


Nesta terça-feira, 22 de setembro, a melhor idade teve mais uma oportunidade de dar boas gargalhadas no Circo Beto Carreiro. O projeto “Conhecendo Brasília na Melhor Idade”, desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), foi criado com o objetivo de proporcionar à terceira idade cultura, integração e diversão. Do outro lado da platéia, estavam centenas de crianças de escolas públicas do Guará, que também foram curtir o circo, acompanhados de seus professores e coordenadores. Em meio a olhos brilhantes, sorriso no rosto e descontração, todos pareciam formar um grupo só. Senhores e senhoras com mais de 60 voltaram à infância

Acrobacias, palhaçadas, cores, movimentos, luz, som. A platéia não deixou passar nada despercebido. Para a terceira idade foi uma oportunidade única e as crianças consideraram um momento mágico. Os participantes também puderam interagir com o espetáculo e mandar o stress pra longe com o grupo de Capoterapia que estava presente. Mestre Gilvan é responsável pelo grupo e fez uma dinâmica com a platéia misturando técnicas de capoeira e terapia corporal.



O secretário agradeceu a todos os responsáveis pelo circo que estão colaborando com esse projeto. O administrador Regional do Guará, Joel Alves, também esteve presente apoiando o projeto. “Precisamos dar atenção especial aos idosos. É necessário que eles se sintam reconhecidos”, alertou o administrador.

Campanha contra dengue é intensificada no Guará

Com o início do período de chuvas, a preocupação com a dengue deve ser redobrada. Com o objetivo de intensificar a campanha de combate ao mosquito no Guará, o administrador regional, Joel Alves Rodrigues, se reuniu com representantes da Vigilância Ambiental na terça-feira (22). Segundo relatório da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF, os índices de setembro no Guará apontam baixo risco de infestação. Mas segundo o administrador é importante que moradores, comerciantes e governo desenvolvam ações conjuntas para que a cidade continue protegida contra a doença.
O administrador do Guará solicitou à Vigilância Ambiental que sejam repetidas na cidade as ações que tem sido realizadas nos períodos de chuva, quando aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor. Segundo Joel Alves, a última campanha foi fundamental para reduzir os índices na cidade, com palestras nas escolas, distribuição de panfletos e cartazes, além das visitas domiciliares dos agentes da Vigilância Ambiental e de servidores da Administração Regional, levando orientação à comunidade, recolhendo entulhos das casas e comércios e desenvolvendo outras atividades.





Os condomínios também apresentam risco



De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Vetores no DF, João Marcelo Teixeira, a Vigilância Ambiental fará um estudo detalhado das zonas que tiverem mais focos para intensificar as ações nessas áreas. Um levantamento preliminar aponta que as regiões com maior índice foram as quadras 24, 26 e o Setor de Oficinas do Guará II. Além de ferro-velho, João Marcelo informou que um dos problemas dessas quadras são os condomínios que utilizam água servida, ou seja, caixas d’água para captação de água da chuva, que é reaproveitada na limpeza dos prédios. Essa água parada e sem tratamento pode oferece riscos de desenvolvimento do mosquito.

                                                É importante a participação de todos

A intenção do administrador do Guará é envolver na ação os órgãos locais de saúde, educação, segurança, os comerciantes, síndicos e toda a comunidade. “Não adianta combatermos o mosquito do lado de fora se dentro de casa, do prédio ou do seu comércio a pessoa manter locais que acumulam água parada. Todos precisam contribuir”, reforçou Joel Alves.


                     Confira algumas dicas para o combate à dengue



1. Ralos e canaletas de drenagens para água de chuva: manter limpos e desobstruídos, telar onde for possível com nylon (trama de 1milimetro) ou colocar semanalmente desinfetante, água sanitária (conforme o recomendado no rótulo) ou duas colheres de sal;


2. Ralos de baheiros e cozinhas: colocar tampa “abre-e-fecha” ou telar com nylon (trama de 1milimetro), colocar desinfetante ou duas colheres de sopa de sal, semanalmente;


3. Lajes e marquises: manter o escoamento da água desobstruído e sem depressões que permitam acúmulo de água, eliminando eventuais empoçamentos após cada chuva;


4. Calhas: manter sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água;


5. Fosso de elevador: verificar semanalmente se existe acúmulo de água, providenciando seu esgotamento, por bombeamento;


6. Vasos sanitários sem uso diário: caso não possuam tampa, vedar com saco plástico aderido com fita adesiva. Não sendo possível a vedação, acionar a válvula semanalmente, adicionando a seguir duas colheres de sopa de sal;


7. Caixas de descarga sem tampa e sem uso diário: tampar com filme de polietileno ou saco plástico aderido com fita adesiva;


8. Pratos e pingadeiras de vasos de plantas: quando possível eliminar os pratos e pingadeiras, pode ser utilizar pratos justapostos aos vasos ou colocar areia grossa no prato ou pingadeira, até a borda;


9. Caixas d’água: mantê-las vedada (sem frestas) e providenciar sua limpeza a cada seis meses;


10. Caixa de Água Suja: mantê-la vedada (sem frestas);


11. Piscinas em uso: efetuar o tratamento adequado com cloro;


12. Piscinas sem uso: reduzir ao máximo o volume de água e aplicar cloro na dosagem adequada, semanalmente;


13. Recipientes descartáveis: acondicionar em sacos de lixo e disponibilizar para coleta rotineira da limpeza pública;


14. Bromélias: Quando possível substituir por outro tipo de planta que não acumule água. Se essa providência não for adotada, regar abundantemente com mangueira sob pressão, duas vezes por semana.

 

DIGA NÃO PARA A DENGUE.

Audiência Pública discute direitos dos Idosos

Com a proximidade do Dia Internacional do Idoso, em 1° de outubro, a Subcomissão Permanente do Idoso, da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realizou, na manhã desta terça-feira (22) a 1ª Audiência Pública de um ciclo que deve acontecer para tratar de assuntos que priorizam os direitos dos idosos e fortaleçam as políticas públicas para a terceira idade.

E para debater um assunto de tal relevância, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus-DF) por meio da Coordenação para Assuntos da Terceira Idade (Cati) convidou associados de diversos Centros de Convivência de Idosos do DF (CCIs) para participar do evento. Cerca de 70 idosos das cidades do Guará, Ceilândia, Cruzeiro, Recanto das Emas, Brazlândia e Valparaizo estiveram presentes. A reunião foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS), autor da Lei 10.741/03, que instituiu o Estatuto do Idoso.

O palestrante do encontro foi o gerontólogo, João Batista de Medeiros, 76 anos, que fez uma exposição dos principais problemas e dificuldades enfrentados pelos idosos no meio social. Segundo Medeiros, a família e o Estado devem trabalhar para eliminar o preconceito e a discriminação contra a pessoa idosa.

ORIGEM DO NOME GUARÁ.

Guará – do Tupi Guarani, é o nome que os nossos índios denominaram o Lobo Brasileiro, ou seja "Lúpus Brasiliense" como nome científico.




O "Lobo Guará" é um animal de médio porte, da família dos Lúpus, de envergadura alta e alongada, é carnívoro, não sendo felino, tem pêlos de muita beleza, cor marrom e orelhas foliares de forma ovalada, azul cinza por dentro e cauda curta.



Entre suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta: suas grandes orelhas e audição aguçada permitem localizar com facilidades animais sob a vegetação.



É um animal tímido e se mantém afastado do ser humano. Todavia é comum aparecer nas fazendas atraídos pelo cheiro da comida, principalmente do arroz cozido ou por animais domésticos, como galináceos. Possui mandíbulas fracas e se alimentam de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais (roedores, répteis, pássaros, ovos, peixes, rãs e insetos).



Na sua dieta é indispensável o fruto da Lobeira (Solanum lycocarpum), que serve como um vermífugo natural contra a parasitose renal, provocada pelo nematóide Dioctophyna renale. Na ausência deste fruto, o animal morre.



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

MORADORAS DO GUARÁ NO BRASILEIRO DE TAEKWONDO

As atletas Fabiana Dos Santos Oliveira e Leiliane Pires Guimarães, moradoras do Guará, representaram Brasilia no Campeonato Brasileiro Adulto de Taekwondo em Cuiaba MT nos dias 12 e 13 de Setembro, em que  Fabiana ficou em 2º lugar na categoria até 46kg conquistando uma vaga pra 1º seletiva fechada para a formação da equipe olimpica brasileira de 2010 e a Leiliane ficou em 3º lugar na categoria acima de 73kg.


PARABÉNS

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HISTORIA DO GUARÁ

A cidade do Guará foi criada em 1967, com a Finalidade de abrigar trabalhadores do SIA (Setor de Industria e Abastecimento), Invasões, Núcleos Provisórios e Funcionários Públicos.


As primeiras residências surgiram através do projeto "mutirão da casa própria" liderado pelo Dr. Rogério de Freitas Cunha, então presidente da NOVACAP, onde seus funcionários construíram suas próprias casas, onde hoje é a QI 05, sendo os primeiros habitantes da cidade.


Sua inauguração ocorreu em 21 de abril de 1969. Seu aniversário é comemorado no dia 05 de maio.



Em setembro de 1969, a NOVACAP e a SHIS prosseguiram com a urbanização do segundo trecho, o setor Guará II, para atender os funcionários do Governo da União, inaugurando em 02 de março de 1972.

O Decreto nº 2.356 de 31.08.73, cria a Administração Regional que compõe o Guará I, Guará II, o SRIA (Setor Residencial Industria e Abastecimento).

Com o advento do Decreto nº 11.921 em 25.10.1989, o Guará, até então denominado SRIA e ocupando uma área de 8,6 Km², passa a ocupar uma área de 45.46 Km².


A região é formada apenas de área urbana, composta do Guará I e II, Quadras Econômicas Lúcio Costa - QELC, Setor de Industria e Abastecimento - SIA, Setor de Transporte Rodoviário de Cargas - STRC, Setor de Oficinas Sul - SOFS, Setor de Clubes, Estádios Esportivo Sul - SCEES, Setor de Inflamáveis – SIN e Invasão da Estrutural.




MINHA COMUNIDADE GUARÁ - DF.

Guará é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro (RA X). Costuma-se designar por Guará I e Guará II dois bairros ou distritos desta região. É reconhecida como uma das principais cidades satélites do Distrito Federal.
Com uma população de aproximadamente 120 mil habitantes, essa região administrativa é considerada por muitos uma cidade-dormitório de Brasília e por outros um bairro da capital federal, pois a grande maioria da sua população trabalha ou estuda no Plano Piloto. Sua distância ao centro é de aproximadamente onze quilômetros. É conhecida pelo teatro de arena, estádio do CAVE, kartódromo Nelson Piquet e principalmente pela Feira do Guará onde se encontram variados tipos de vestuário e comidas típicas. É conhecido também pela grande procura no setor de construção civil, por ser uma das áreas mais caras de se morar atualmente no DF. É reconhecidamente um bairro de classe média.
http://www.educacao.sp.gov.br/projetos/comunidade/comunidade_00.asp


Projeto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que visa a um trabalho conjunto entre escola e comunidade, para a formação da cidadania.

UNICEF kit familia Brasilieira Fortalecida

http://www.unicef.org/brazil/fbf_albuns.htm

O Kit Família Brasileira Fortalecida é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Governo Federal e 28 ONGs, que vê a família como principal promotora dos direitos de crianças e adolescentes e a mais importante referência de felicidade e segurança. O kit contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. Todos os álbuns estão disponíveis on-line, em formato PDF.

PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA DA UNESCO.

http://www.gdaepublico.sp.gov.br/bolsistas/index.do

Página do Programa Escola da Família que tem como objetivo levar a cultura, o lazer, o conhecimento e a cidadania aos estudantes e a comunidade para dentro da escola - sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e suporte técnico da Unesco.
Este blog falara da relação entre educação e cominudade.

HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.