Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novidades na Gedes

No dia 13 de outubro começa a funcionar na Casa das Pedras um salão de beleza comunitário, onde serão ministradas aulas para as mulheres da região com o intuito de profissionalizá-las, proporcionando, assim, mais uma fonte de renda a elas. Joelma Cunha será a professora e contará com mais duas assistentes. Cursos de cabeleireira e manicure serão oferecidos para os interessados em aprender a profissão.

Jovens poderão também aprender mais uma profissão com o curso de marcenaria que será dado pela ONG IBAV. Colégios da região serão beneficiados, pois os alunos irão aprender consertando os materiais das escolas que estão inutilizados e, dessa forma, todo mundo sai ganhando. Para quem é adepto a atividades mais modernas, a dica é o curso de artes plásticas e trabalho em vidro.

Além da reforma da casa, os usuários têm mais motivos de comemoração: a GASOL se propôs a fazer uma parceria e vai fornecer televisão, aparelhos de DVDs, computadores e livros para a Gerência. A biblioteca e a sala de informática, além de ganharem cara nova, serão mais bem equipadas e os alunos, melhor atendidos. “Procuramos sempre que podemos atender a toda a comunidade, inclusive em casos emergenciais, merecemos mesmo essas melhorias”, comemorou Giula Cabral, gerente de Desenvolvimento Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.