Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Guará se une para aumentar segurança no período de férias

Órgãos de segurança, Administração do Guará e Associação Comercial fazem parceria para orientar a comunidade para a prevenção de roubos e furtos nessa época do ano


No período de férias, aumenta o índice de roubos e furtos, principalmente em residências. Frente a essa questão, a Administração Regional do Guará firmou parceria com os órgãos de segurança da cidade, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial do Guará (Acig) e a Comissão de Defesa Civil do Guará (Comdec). Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (18), o chefe de gabinete da Administração, Woshington Batista de Carvalho, também presidente da Condec, o presidente da Acig, Nilton Soares de Oliveira, o delegado adjunto da 4ª DP, Joás Rosa de Souza, e o subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Sandro Roberto da Silva, discutiram ações com o objetivo de orientar os moradores.

“Prevenção é a maior arma contra a prática de crimes. A informação é preponderante e antever o perigo é fundamental. Ajude-nos a ajudá-lo. Previna-se!” Esses são os dizeres do panfleto informativo elaborado pela PMDF, que será distribuído à comunidade juntamente com um material de reforço produzido pela Administração e os órgãos parceiros. De acordo com o major Sandro, a situação no Guará não é alarmante, mas é preciso reforçar os cuidados. “O Guará está tranquilo. A região está bem policiada. O que mais preocupa são as casas vazias por conta das viagens de férias”, afirma o subcomandante da PM. Ele informa que é importante fazer um trabalho preventivo para evitar os crimes nas residências e ficar atento às questões do dia a dia. “As pessoas ficam muito alheias ao que acontece no mundo externo. É preciso observar o que está à sua volta.”, reforça o major Sandro, acrescentando a importância de o cidadão verificar a situação ao redor quando chegar em casa, não se distrair falando ao celular e dar atenção a qualquer atividade fora do padrão.


            Reforço no policiamento do Guará

Segundo o major Sandro, a Polícia Militar está com um plano intensivo no Guará durante todo o mês de dezembro, com o reforço de cerca de 40 policiais extra, realizando rondas pelos comércios, com as duplas conhecidas como Cosme e Damião, e pelas quadras residenciais, com as viaturas. O subcomandante informa que por meio do número 190 ou pelo telefone 3383-3020, que é o contato direto com o rádio operador da PM, é possível a polícia chegar ao local em torno de 2 a 5 minutos. Além disso, o comércio pode contar com o Projeto Sentinela, da Polícia Civil, por meio do qual o comerciante fica ligado à delegacia mais próxima e pode acioná-la com a digitação de um atalho no telefone. A PC pode ser acionada também pelo número 197.

O presidente da Acig comenta que o Projeto Sentinela é muito eficiente, mas que ainda falta uma adesão maior dos comerciantes. “O Projeto Sentinela é uma coisa muito boa e incentivamos os comerciantes a se cadastrarem”, ressalta Nilton Soares. Ele informou que vai intensificar o envio de e-mails aos associados com orientações para prevenção e contribuirá também com a distribuição de panfletos e informativos para a comunidade.


             Prevenção é a melhor arma


De acordo com informações da PM, os delinquentes costumam usar disfarces de prestadores de serviços e até mesmo mendigos para entrar nas casas. Eles utilizam também as crianças para levantarem os dados sobre seus familiares. É importante não abrir a porta para receber pessoas desconhecidas. Para melhor segurança, utilize o interfone. As crianças devem ser orientadas a não abrir porta e nem falar com estranhos.


Ao viajar, não deixar cadeados do lado externo, o que pode chamar a atenção para a ausência dos moradores. As portas devem ter chave tetra e corrente do tipo “pega ladrão”. Mesmo estando em casa, não deve-se deixar à vista objetos que chamem a atenção, como bicicletas e eletroeletrônicos. Evite também fazer preparativos para viagem à vista de pessoas desconhecidas. Escolha um vizinho de confiança e peça que observe sua casa durante esse período de ausência. A presença desse vizinho ou de um parente de vez em quando pode auxiliar demonstrando a presença de alguém na casa.


Outras dicas da cartilha da PM podem ser verificadas no site www.guara.df.gov.br.




Números para contato

Polícia Militar – 190 e 3383-3020 (rádio operador)


Polícia Civil – 197


-- fonte: Assessoria de Comunicação Social   Administração Regional do Guará



Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.