Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Administração do Guará prepara Operação Cidade Limpa

Na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de novembro, o Guará vai receber uma força-tarefa com diversos órgãos do governo. É a Operação Cidade Limpa, da Coordenadoria das Cidades, que vai concentrar no Guará equipes da CEB, Caesb, Novacap, SLU, Detran e Agefis para realizar serviços de limpeza, manutenção e fiscalização na cidade.

Representantes dos órgãos se reuniram na quarta-feira (28) com o administrador Regional do Guará, Joel Alves Rodrigues, para acertar os últimos detalhes da operação. O ponto de concentração das equipes será às 8h de terça-feira (3) no estacionamento da Área Especial da QI 11, próximo ao comércio do cartório. A previsão é que a operação tenha início pela região entre as QEs 38 e 46. No segundo dia, os serviços serão efetuados no Lúcio Costa e no Setor de Oficinas Sul (SOF/Sul). O cronograma aponta que no terceiro dia a equipe siga para o Guará I e no quarto realize a operação nas demais quadras do Guará II.

Por ser efetuado no período noturno, o serviço de troca de lâmpadas da CEB se inicia já na noite de sexta-feira (30). A operação ainda vai ser composta por pintura de postes, revitalização de praças, reforço de sinalização horizontal, tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, podas de árvores, roçagem, retirada de entulho, lavagem de paradas de ônibus e outros serviços de manutenção. A Agefis também atuará fiscalizando faixas e placas irregulares, obras e ocupação de área pública.

A Administração do Guará fez o levantamento das prioridades a serem atendidas pelos órgãos e dará o apoio logístico para a operação. Grande parte dos serviços já são feitos rotineiramente na cidade, como a poda de árvore, roçagem de mato e limpeza. Mas uma operação conjunta intensifica os resultados e viabilizam algumas ações que dependem do apoio de outros órgãos, como a poda de árvores próximo a redes elétricas.

O administrador Joel Alves reforça a necessidade da colaboração da comunidade para ajudar a conservar o Guará. “Com essa ação, nossa cidade vai ficar ainda mais limpa e arrumadinha. O bom do Guará é que a maioria dos moradores tem orgulho de morar aqui e sabem a importância de contribuir, como por exemplo não jogando lixo na rua e conservando os bens públicos”, reforça o administrador concluindo que o trabalho na cidade será concentrado nesses dias, mas que continua mesmo depois da operação com a atuação da Administração.










Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.