Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Metodologia do programa vereda

O Programa Vereda começa com a preparação dos professores. Em um curso de 180 horas, eles vivenciam o que o estudante terá pela frente. Os componentes curriculares são apresentados como se eles fossem estudantes do Vereda. A tática amplia os horizontes do docentes e dá uma nova dimensão ao papel do profissional que, algumas vezes, já se esqueceu do que é ser adolescente e estudante

Em sala, antes de entrar nos conteúdos, professores e estudantes passam por uma preparação de 20 dias. Neste período, são realizadas dinâmicas em grupo e conversas individuais, para que estudantes e professores possam se conhecer melhor e a chegar a um nível de convivência e confiança que viabilize o desenvolvimento do projeto.

Os componentes curriculares são os mesmos das turmas regulares do Ensino Médio, mas são apresentados no decorrer de um ano e meio, divididos em quatro módulos e cada um deles é trabalhado de forma transversal:

* Mod. I - língua portuguesa, biologia, filosofia e educação física;


* Mód. II – inglês, matemática, educação física e artes (voltada para música);


* Mód. III – química, geografia, sociologia, educação física e artes voltada para o teatro;


* Mód. IV – física, história, educação física e artes plásticas.

Além da relação professor/aluno, o diferencial está no material pedagógico, composto por DVDs do Telecurso 2000, CDs e livros didáticos. Outro está no número de alunos por turma, em média 25 contra 40 no ensino regular. Depois de assistir os vídeos e ouvir os CDs, os estudantes aprofundam os conteúdos por meio dos livros e da orientação dos professores.


Uma das estratégias em sala é valorizar os trabalhos em grupo, que correspondem a 90% das atividades. Os assuntos abordados partem da curiosidade dos estudantes, mas, ao mesmo tempo, sem fugir dos temas programados e buscando não só a assimilação dos conteúdos e sim desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos.

Em língua portuguesa, por exemplo, os estudantes costumam questionar porque a linguagem culta é diferente da coloquial e porque não se pode usar sempre esta última, até mesmo para escrever. Em matemática, querem saber qual a utilidade para o dia-a-dia de aprender operações complexas.

Para participar do Programa Vereda, o estudante do Ensino Médio precisa ter 17 anos ou mais e estar matriculado no 1º ou no 2ª ano do Ensino Regular. Já para ser aprovado, deve ter 75% de freqüência escolar. Quanto às avaliações, 50% são realizados por meio de provas e testes. O restante compõe-se de trabalhos em grupo, pesquisas individuais e em grupo, seminários e participação em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.