Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Parque Dener

Localizada entre o Polo de Moda e a colônia Bernardo Sayão, uma pequena reserva ambiental batizada de Parque Dener - em homenagem ao estilista famoso - finalmente começa a ser recuperada. Criado em contrapartida ao impacto ambiental da construção do Polo de Moda, o Parque Dener era apenas uma área cercada, que abriga algumas espécies de plantas típicas do cerrado e uma nascente. Um bonito espelho d’água se forma em um dos cantos desse parque, mas estava abandonado e sujo.


Por iniciativa do administrador Joel Alves, o parque passa agora por uma revitalização completa. Começou pela pavimentação das ruas ao seu redor, facilitando o acesso entre o Polo de Moda e a QE 40. Agora chegam as calçadas, tanto ao longo das vias quando ao redor do parque.

Mas a obra de maior impacto para os moradores é a iluminação de toda a área. Segundo os empresários locais, o local servia para usuários de drogas e delinquentes durante a noite, por conta do breu. Postes de iluminação antecedem o que será a novo Parque Dener durante a noite.

As equipes da CEB estão trabalhando aos finais de semana para atender à região. Como a demanda pela ampliação da rede de iluminação pública no DF é muito grande, trabalhar aos sábados e domingos foi a solução encontrada pela empresa para iluminar o Parque Dener com mais agilidade.

Além da iluminação, o parque será urbanizado pela administração regional. As obras estão em andamento, como revela o administrador Joel Alves. “Estamos urbanizando toda a área, vamos construir calçadas em torno do parque e dentro dela, para caminhadas e lazer. Uma estação de musculação está em nosso parque de serviços sendo revitalizada para ser instalada aqui. Vamos construir uma ponte sobre o espelho d’água e áreas de convivência para o lazer dos moradores”. A ideia é que o Dener sirva de local de encontro para os trabalhadores e moradores próximos.

A urbanização do parque não é o único benefício, a administração do Guará está empenhada em preservar os valores ambientais da área.

“Esperamos manter as plantas do cerrado que aqui vivem e plantar outras, de acordo com as características da área. Vamos cadastrar e identificar cada uma delas com plaquetas. Nosso intuito é proporcionar lazer e educação”.
Outras obras

O parque Dener é uma obra impactante que esperava anos para ser realizada. Mas existem outras em andamento. Na QE 34, nas imediações do conjunto N, o GDF realiza a ampliação da rede de águas pluviais. Essa ampliação, segundo o administrador do Guará, deve ocorrer em outras áreas. Consiste na instalação de manilhas e bocas de lobo para evitar alagamentos nas ruas residenciais da cidade. A próxima quadra atendida deve ser a QE 19.

O recapeamento do asfalto continua em toda a cidade. Nesse momento as equipes estão concentradas na QE 38, mas devem seguir por todas as espinhas dorsais das quadras, na avenida central do Guará II e em diversas áreas do Guará I, principalmente onde passam as linhas de ônibus.

O salão comunitário das QEs 42/44 começou a ser construído. Este espaço servirá para eventos da comunidade, reuniões, palestras e outras manifestações. É uma reivindicação antiga dos moradores, conquistada pela comunidade com a ajuda do secretário de Governo José Humberto. O salão deve ser inaugurado durante as festividades natalinas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.