Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Linha Verde pode ser entregue até antes do prazo.

O governador José Roberto Arruda e o secretário de Transporte, Alberto Fraga, conferiram na manhã desta segunda-feira o andamento dos trabalhos na EPTG. Marginais, cinco viadutos e corredor externo podem ser liberados até o dia 30 de março.

Mesmo com a chegada do período das chuvas, as obras da Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), continuam a todo o vapor. Nesta segunda-feira (5), o governador José Roberto Arruda visitou o local para conferir o andamento das obras, que estão em dia e podem ser inauguradas antes do prazo.

De acordo com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, a previsão para as inaugurações das marginais, dos cinco viadutos e do corredor externo é 30 de março de 2010
"O funcionamento da ciclovia, das estações e abrigos de ônibus está previsto para o dia 30 de junho, mas podem ficar prontos antes”, explicou o secretário.

No entanto, Fraga alertou que serão necessárias algumas intervenções nas redes de alta tensão da região. Haverá cortes de luz para a retirada das redes. “Inicialmente serão feitas interrupções no fornecimento de energia no SIA, Vicente Pires e Águas Claras”.

A população será avisada das intervenções com antecedência. A previsão do GDF é de quem em até 30 dias as remoções sejam concluídas.

As obras da Linha Verde contam hoje com 1182 homens. No ultimo mês, 500 novos funcionários foram contratados para acelerar o ritmo das obras. O número de máquinas operando também aumentou de 60 para 264.
“Mesmo com as chuvas o trabalho continua. Quando está chovendo não pode ser feita terraplanagem, mas os engenheiros deslocam os grupos de trabalho para fazer escavações, por exemplo, o que não permite nenhum atraso”, explicou Fraga.
Com a Linha Verde, a EPTG vai dobrar de tamanho para comportar os 140 mil veículos que circulam por lá todos os dias. Além de ganhar vias marginais nos dois sentidos, a via contará com um corredor exclusivo para ônibus e asfalto novo nas pistas já existentes. Viadutos, passarelas e ciclovia também integram o novo traçado do trecho de 12,7 quilômetros entre a entrada de Taguatinga e o acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.