Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CURSOS NA CASA DA CULTURA

Casa da Cultura



Sede da Gerência de Cultura da Administração Regional do Guará


Complexo do Cave – Guará


Telefone: 3966-3378


Curso de elaboração de projetos – apoio Sebrae

Com o foco na educação dos artistas e empenhados em viabilizar projetos culturais de produtores do Guará, a Casa da Cultura e o Sebrae firmaram parceria para ministrar o curso “Elaboração de Projeto para Captação de Recursos – um instrumento para desenvolvimento local, integrado e sustentável”. O curso pretende capacitar artistas, produtores e mobilizadores na captação de recursos e prestação de contas, principalmente de recursos estatais.

A primeira turma assistirá às aulas na própria Casa da Cultura, de 14 a 18 de dezembro, no período noturno. Serão abertas somente 30 vagas, havendo pré-seleção dos candidatos, que devem preencher a ficha de inscrição na Casa da Cultura e deixar currículo para avaliação. Serão priorizados líderes comunitários e artistas com representatividade na comunidade guaraense.

Segundo o Sebrae, essa oficina visa abrir caminhos para que a comunidade alcance recursos de fundos públicos e privados, visando a solução de problemas locais relevantes. No conteúdo programático constam a concepção, estrutura e elaboração de projetos, assim como a apresentação dos financiadores e avaliação dos projetos desenvolvidos. Serão 24 horas/aula de curso.

Cursos de dança

Para quem sempre sonhou em fazer aula de dança, mas estava munido de desculpas para não começar, agora chegou a sua vez. A Casa da Cultura promove cursos de dança de salão e dança do ventre. Os professores e parceiros engajados nessa missão são Marco Aurélio e Cristina Oliveira, ambos com experiências profissionais e currículos abrangentes. Marco irá ministrar as aulas de samba no pé, samba de gafieira e forró pé de serra. Ele garante ser muito paciente com os iniciantes. “Vou de acordo com o ritmo de cada um”.

A dança do ventre fica por conta da professora Cristina. Ela deu aulas em várias academias como Fitness Club, Academia Dom Bosco, Academia Estação Saúde e Malharte. A professora, sempre empolgada, diz que esses momentos de descontração são únicos. Cristina ressalta ainda a importância de a mulher despertar sua feminilidade. “A mulher de hoje tem que renascer verdadeiramente como mulher e deixar de lado a masculinidade que foi praticamente imposta pela sociedade” defende Cristina, e pondera: “Em meio a tantas responsabilidades do dia a dia, é importante a gente tirar um tempo para nos reencontrarmos”. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O valor é de R$ 50 reais mensais, para duas aulas por semana, mais R$ 5 de matrícula.
Serviço


Dança de Salão


Sáb: 9h às 10h30 e 10h30 à 12h. Seg e Qua: 17h às 18h.


Dança do Ventre


Sáb: 14h às 16h e 16h às 18h. Ter e Qui: 19h às 20h e 20h às 21h.

 
Curso gratuito de maquiagem – apoio Espaço Cultura Mosaico

As mulheres do Guará vão ter oportunidade, a partir de agora, de evidenciar sua beleza e aumentar a auto-estima. A Casa da Cultura, em parceria com profissionais voluntários da ONG Espaço Cultural Mosaico, está promovendo uma oficina de maquiagem. O objetivo é introduzir conceitos básicos sobre a concepção e produção de maquiagens artística e estética, abordando aspectos teóricos e históricos. A oficina, que será oferecida à comunidade gratuitamente, faz parte do Projeto Arte e Cidadania, criado para buscar o desenvolvimento humano através da arte em toda a sua amplitude.

O Curso será ministrado na Casa da Cultura a partir do dia 16 de novembro e vai até o dia 15 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, com turmas no período da manhã e da tarde. A professora, Cíntia Carla, é formada em Artes Cênicas na UNB e dá aula de Artes no Espaço Cultural Mosaico da Faculdade Dulcina de Moraes. As turmas serão fechadas com no máximo 20 pessoas e apenas 10 dias serão necessários para as alunas ficarem de bem com o espelho.

Mais informações:


Daniela Gonçalves – Coordenadora do Projeto


Tel: 3032-1330/3032-4635

Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.