Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Guará recebe final da Copa Centro-Oeste de Kart



O Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF, tradicional pista da região do Planalto Central brasileiro receberá neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de novembro, a rodada tripla, válida pelas 16ª, 17ª e 18ª etapas, que marcará o encerramento da Copa Centro-Oeste de Kart 2009.


A competição, que em 2009 está em sua sétima temporada, agrega pilotos de vários estados brasileiros e, neste ano, mais de 130 já estão classificados. O empreendedorismo e paixão dos praticantes do kartismo na região marcaram o ano com etapas muito competitivas. Prova disse que, a uma rodada do final, em nenhuma das classes existe um campeão determinado e, com isso, as disputas estarão realmente abertas na pista.

 
Em cada uma das oito classes que estarão na pista neste final de semana estão liderando os pilotos João Pedro Custódio, Mirim; Luiz Felipe Branquinho, Cadete; Marcos Vieira, Júnior Menor; João Sérgio Câmara, Júnior; Rafael Almeida, Novatos; Matheus Vieira, Graduados; Rodrigo Piquet, Sênior e Veberlei Carneiro, F-400.

 
A programação oficial do final de semana teve inicio ontem 26/11, as oito da manhã, com a abertura da pista para os treinos livres. Todas as categorias terão duas sessões na quinta e duas na sexta, para ajustarem todos os seus equipamentos e partirem para as atividades dos dias de competição.

O sábado começará com o sorteio e entrega dos motores seguido pelos treinos de aquecimento. As tomadas de tempo serão realizadas na sequência e as corridas, por sua vez, terão a primeira largada as 11:30, com a prova da categoria Mirim. Todas as classes farão duas corridas. No domingo, finalizando as atividades, os karts entram na pista para um rápido treino de aquecimento seguido pelas corridas. As corridas terão início as nove e meia da manhã e o pódio está previsto para meio dia e meia.

 
Os resultados completos da etapa bem como galerias de imagens e a classificação atualizada poderão ser consultadas diretamente no site da RBC Preparações através do endereço www.rbpreparações.com.br.




fonte: Flavio Quick (planetakart.com.br) e ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.