Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tetracampeão de ginástica artística pede apoio

Acostumado a conquistar o primeiro lugar em competições desde 2002, quando venceu a II Copa Guará de Ginástica Artística, Moisés Eduardo Sobral Pimentel não quer desistir do sonho de se tornar um ginasta de destaque. O guaraense de 15 anos coleciona mais de 40 títulos só no topo do pódio. Ele treina quatro horas por dia, de segunda a sábado, e se sai bem nos seis aparelhos que compõem a ginástica artística masculina: solo, argola, salto sobre cavalo, barra fixa, barras paralelas e cavalo com alças.
                                    


                                                               
Além de dominar as competições locais, o morador da QE 26 do Guará II já trouxe para a cidade medalhas de competições realizadas em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Mas apesar de toda a dedicação ao esporte, o ginasta enfrenta muitas dificuldades para treinar e, principalmente, para viajar aos locais das competições. Os equipamentos para os treinos são importados e muitos só são vendidos em São Paulo. “Um par de luvas custa em torno de R$ 50 e dura apenas duas semanas”, explica Moiséis. O atleta complementa que todo apoio é bem-vindo, tanto para o material, quanto patrocínio para viagens, plano de saúde e fisioterapia.

Moisés já está classificado para disputar em janeiro o Campeonato Internacional de Ginástica Artística em Las Vegas (EUA). Mas corre o risco de perder a oportunidade por falta de recursos. A principal preocupação são as passagens. “Minha família não tem condições de pagar. Desde cedo eu viajo pelo Brasil sozinho porque minha mãe não tem como ir comigo. Mas pra fora do país fica difícil conseguir até pra mim”, lamenta o ginasta.

Na semana passada, o Administrador Regional do Guará, Joel Alves Rodrigues, recebeu Moisés em seu gabinete. O administrador tem buscado junto aos empresários da cidade um apoio para o atleta do Guará. O ginasta já contou com a ajuda de servidores da Administração para competir na 4ª Copa Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. “Investir no esporte é fundamental para garantirmos um futuro melhor para nossos jovens. E quando um atleta como esse aparece, não podemos deixar que ele não cresça por falta de apoio”, reforça o administrador.

 
Os interessados em ajudar Moisés e obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones 8622-5644, 9673-9970 ou 9632-8995.



Fonte: ASCOM - Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.