Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Escoteiros do Guará: emoção, aventura e cidadania

Quem leu ou lê as estorinhas dos amigos do Tio Patinhas, especialmente as dos irmãos Zezinho, Huguinho e Luisinho, deve ter se interessado pelas aventuras dos três como escoteiros, mesmo que não tenha lido ou participado de mais nada sobre o escotismo. É essa imagem do escotismo que o grupo Hokma, criado há cinco meses no Guará quer difundir entre os jovens da cidade.

Todos os sábados pela manhã, das 9h às 12h, 60 jovens se reúnem no Clube de Vizinhança II do Cave (ao lado do Ginásio Coberto) para ouvir discutir e praticar cidadania, preservação da natureza e brincadeiras que desenvolvam coragem e habilidade. O Grupo Hokma, uma palavra grega que significa “sabedoria de Deus”, é o segundo grupo de escoteiros criado na cidade - o primeiro foi o João XIII , que se reúne na Quadra 1 do Park Way. O Hokma começou a se reunir com o apoio do projeto Escola Livre. O espaço era cedido pelo CEF 02.

 


Em meados de junho eles se instalaram de forma experimental no clube Vizinhança II e em setembro decidiram ficar de vez. O grupo é formado por jovens de 5 a 24 anos, em três subgrupos - de 5 a 6 anos , de 7 a 10 anos são os lobinhos, de 11 a 14 anos são chamados escoteiros, de 15 a 18 anos são os escoteiros sênior, de 19 a 23 são os pioneiros e de 24 anos para cima são os adultos voluntários. As atividades são direcionadas de acordo com a idade. Cada ramo do escotismo tem um objetivo, mas o objetivo principal é formar o cidadão pleno. A ideia é progressista e aborda várias áreas do ser humano, dentre elas o lado afetivo, intelectual, social e físico. “O conceito é aprender de forma divertida em contato com a natureza e lidar com as pessoas, aprender a liderar e ser liderado”, explica André Luiz de Souza, presidente do grupo.

 Como participar

Para participar é preciso um atestado médico, ficha de inscrição e R$ 20,00 para a carteirinha. Além disso, é cobrada uma taxa para o material de grupo. Quem entra no grupo é considerado “aspirante” e durante meses aprende coisas básicas sobre o escotismo. Depois, acontece uma cerimônia e a pessoa faz uma promessa do código de honra do escoteiro, em que promete tentar ser melhor para Deus, para a pátria e para o próximo. Segundo André, o escoteiro não se diferencia pelo que faz, mas sim como ele faz determinada atividade.


 




2 comentários:

  1. Olá Fabiana!!!

    Parabéns pelo Blog!!! Sua pesquisa acerca de sua comunidade esta ótima!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Faby!
    Que belas postagens.
    Temas muito interessantes.
    Gostei.
    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.