Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projeto EJA oferece oficinas para novas profissões

Criado com o objetivo de reduzir a defasagem escolar de estudantes que tiveram que interromper os estudos, o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), que substituiu o antigo Supletivo, está ajudando também na escolha de uma nova profissão. As escolas tem sido orientadas a promover oficinas que estimulem a descoberta de novas aptidões profissionais. Esse foi o tema da Semana EJA, promovida pelo Centro de Ensino Fundamental 08 (EQ 13/15), de 28 a 31 de outubro.


Os 145 alunos que participaram do evento durante a noite participaram de oficinas de artesanato, panificação, corpo e voz, criação de vídeo, informática, reciclagem de papel etc. A iniciativa foi da antiga orientadora educacional do CEF 08, EQ 13-15 Guará II.


O CEF 08 atende alunos do ensino fundamental e segundo a coordenadora do noturno, Sandra Regina, os estudantes desse período tem mais dificuldades financeiras e de aprendizado. “A maioria dos alunos já parou de estudar e agora retornou, e muitos já em idade avançada. Por isso, nos preocupamos em oferecer a eles a oportunidade de conhecer novas profissões ou aperfeiçoar as que já exercem”, explica. Desde que o projeto foi implantado, os professores se reúnem para escolher os temas das oficinas que serão oferecidas na Semana EJA. A preparação, segundo ela, é importante para não tornar os assuntos repetitivos, porque a idéia é também proporcionar uma semana diferente e sair do cotidiano que muitas vezes pode desestimular a vida estudantil. “O objetivo é também estimular aqueles alunos que estão desanimados”, completa a diretora Cárita Alessandra Moura.


O evento foi aberto a toda a rede pública do Guará, mas a prioridade nas inscrições foi para o alunos do CEF 08.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.