Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Guará palco de esportes radicais no fim de semana

No próximo sábado (24/10) e domingo (25/10), os amantes de esportes radicais já têm compromisso. A segunda edição dos Jogos dos Esportes Radicais de Brasília (Brasília Games) será no Teatro de Arena do Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), no Guará II. As atividades começam às 8h e vão até a meia-noite, com apresentação de bandas da capital e outras renomadas em todo o país.

O evento terá competições de motocross, bicicross, skate, além de muro de escalada, bungee jump, paraquedismo, batizado de capoeira, taekwondo, karatê e basquete de rua da Central Única das Favelas (CUFA).Para abertura está programada uma passeata dos atletas pela cidade, com o tema “Diga não às drogas”.

Os jogos são abertos a toda a comunidade, com entrada gratuita. Para os atletas que desejam competir, as inscrições começaram na semana passada e vão até o dia do evento. São realizadas na Federação de Motociclismo, Associação de Bicicross, Associação de Skate da Capital e lojas de skate no Conic. Para se inscrever é preciso entregar 1kg de alimento, que será doado para uma instituição de caridade do Guará.

Além das atividades esportivas, o Brasília Games terá apresentações das bandas Detonautas, Plebe Rude e Brown-Há, do produtor Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, e várias bandas locais.


Organização
O evento é organizado pela Coordenação para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Justiça do DF (Sejus), em parceria com a Administração do Guará.

A primeira edição do Brasília Games foi em 1997, no Guará. De lá para cá, o projeto não conseguiu mais apoio, patrocínio e estrutura. Segundo Lennon Custódio, coordenador do evento, há grande expectativa para futuras edições. “O evento já estará no calendário oficial de eventos do governo, o que facilita na organização dos próximos”, diz.

Para o ano que vem, já está programado um evento esportivo com várias etapas. A programação inclui esportes náuticos, realizados no Lago Paranoá. O evento está dentro das comemorações pelos 50 anos de Brasília.

Lennon afirma que outras cidades satélites também podem ser palco dessas atrações nos próximos anos. No entanto, ressalta que o apoio das Administrações Regionais é essencial. “No Guará há grande estrutura esportiva. As outras cidades precisam disponibilizar maquinário e mão-de-obra para novas construções”. Os organizadores esperam cerca de 15 mil pessoas por dia no evento.

Expectativas

A Associação de Skate da Capital (ASC) tem grandes expectativas para o evento. De acordo com o presidente da associação, Francisco Pessanha, conhecido como Chiquinho, são esperados 100 competidores. Desde a semana passada, quando começaram as inscrições, já há 20 skatistas pré-inscritos. Ele serão divididos em três categorias, de acordo com o nível das habilidades com o skate.

Além das competições, a ASC organiza workshops e exposições sobre skate. Chiquinho diz que a maior dificuldade na promoção de eventos é a falta de patrocínio. De acordo com ele, o Brasília Games será muito importante para o crescimento dos eventos de skate no DF. “Conseguiremos realizar um evento com a estrutura que deve ter, com premiação, juízes, fiscais de pista e locutores”, comemora.

Cidadania

Para os fãs do skate, uma boa notícia: está confirmada a presença dos skatistas Otavio Neto, 5º colocado no Circuito Mundial 2005 (wcsk8) e bicampeão do best trick (campeonato de melhor manobra) da competição Oi Vert Jam de 2007 e 2009, e Rony Gomes, campeão brasileiro de 2008 e campeão mundial no TampaAm 2009, na Flórida, EUA.

O Brasília Games 2009 também oferecerá oficinas de DJ´s, B-boys, B-girls (dançarinos de breakdance, estilo de dança de rua) e grafite para crianças carentes da Cidade Estrutural. Além disso, o evento contará com serviços da Sejus, Procon Móvel e Unidade Móvel do Museu das Drogas da Polícia Civil do DF.

3 comentários:

  1. Olá Fabiana,
    Parabéns pelo seu blog! Conheci um novo Guará! Parabéns!
    Esta bela cidade merece um lindo projeto de pesquisa, não acha?
    Você já está pensando a respeito?
    Abraços,
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Olá,Fabiana
    LIndo demais teu blog e tua comunidade!
    Guará tem uma excelente divulgadora de sua cidade!
    Este endereço vai ficar na minha lista de lugares prá conhecer...
    Como será o projeto que farás acontecer Guará?
    Um abraço,
    Elleoni

    ResponderExcluir


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.