Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

“Pais & Filhos” chega à sua 20ª apresentação

O Secretário de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal Alírio de Oliveira Neto já está na 20ª apresentação de uma peça intitulada Pais & Filhos, que é um monólogo e já foi vista por mais de quatro mil pessoas em menos de cinco meses. A seguir, veja entrevista:


Qual é o objetivo da peça?

É conscientizar os jovens do perigo das drogas, e, incluir a família, mostra a necessidade de ela se envolver nessa luta. Essa peça é uma continuidade do trabalho da palestra. Percebemos que as nossas palestras são voltadas para os jovens. E na verdade, há uma necessidade de envolver a família. A família, hoje, está muitas vezes delegando a competência da educação e da prevenção da escola no Estado. Quando, na verdade, é necessário que ela participe nessa luta para orientar os jovens das relações adquiridas que são as drogas.

Qual é a importância da peça?

É mostrar a realidade dos fatos vividos hoje na sociedade, entre várias famílias sem distinção de classe social. Essa peça, como já disse, é baseada em fato real vivenciada pelo o próprio autor, José Luis Proença, um funcionário público, que lutou com o sofrimento para recuperar seu filho. E vive a fazer esse trabalho, também, pelo o interior de São Paulo. Estamos representando esse trabalho com muito orgulho, porque, vejo que está sendo benéfico à sociedade.


E o que levou o Sr. Alírio Neto, a interpretar essa peça?

Eu já faço um trabalho contra a violência há mais de 8 anos. Antes, a gente trabalhava para tentar regulamentar a questão das armas no Brasil, que é uma área que eu conheço bastante, porque participei da luta pelo o estatuto do desarmamento. Depois que esse projeto foi finalmente regulamentado e aprovado no Brasil, passamos a trabalhar contra as drogas.


Quando assumiu a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, pensou nesse trabalho sobre drogas?

Sim, eu assumi a Secretaria de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania do DF, (SEJUS), para dar continuidade e ampliar esse trabalho que o governador Arruda já conhecia. Logo, esse trabalho contra as drogas faz parte de um projeto chamado "Papo Legal", que são palestras e apresentações lúdicas, entre elas, a peça "Pais e Filhos", para envolver o jovem e a família no combate ao uso de drogas.

Até quando o Sr. pretende encenar essa peça?

As encenações só acabam quando não mais existir o interesse das pessoas em assistirem. "Como essa peça tem o caráter social de informar sobre os malefícios das drogas e convidar as famílias a se envolverem na prevenção e, nunca desistir de seus filhos, só paro quando não mais me quiserem aqui no DF". Já recebemos convites para que a peça seja encenada em Goiânia, Fortaleza e Curitiba.

Um comentário:

  1. Oi, Fabi.
    Teu blog está maravilhoso,com notícias pontuais e muitas e informações muito necesárias à todos!
    Adorei!
    Um abraço,
    Elleoni

    ResponderExcluir


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.