Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem coreana que surgiu há, aproximadamente, 2 mil anos.

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado:
caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.

A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos guebs e dans. Cada geupb corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Curiosidade: O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PROJETO DE PESQUISA



    Titulo: Cidadania Ambiental

 

            Tema: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(Parque Ecológico do Guará Ezechias Henringer).

A escolha desse tema foi devido à preocupação com o meio ambiente no Guará nos dias atuais. Que está deixando a desejar, onde a sujeira e a falta de respeito com o meio ambiente tomam conta do parque do guará. A educação ambiental pode proporcionar a comunidade um bem estar maior com o meio natural, onde será beneficiada pelo ar puro, com uma paisagem mais limpa e etc.


O parque fica localizado na QE 23, Área Especial Guará II, foi criado inicialmente em 1984 com o nome de Parque do Guará e em 1998 foi renomeado como Parque Ezechias Henriger. Com uma área total de 306, 44 hectare, tem como objetivo a preservação do ecossistema, promover a recuperação de áreas degradadas, proporcionar a realização de atividades culturais, lazer e educação em contato com o meio natural, incentivar a pesquisa para o crescimento na área da fauna e flora do local.

Funciona das 06h às 19h com acesso livre, o parque apresenta várias espécies da flora e da fauna, árvores, arbustos, ervas, orquídeas raras da região, vegetação nativa, espécies exóticas, algumas plantadas por antigos moradores.







Mais nada é belo assim, o local acumula problemas de ocupação irregular, invasão e degradação ambiental e sua infra-estrutura conta com duas quadras poliesportivas e trilhas não pavimentadas. Possui um acumulo de lixo muito grande.








Buscando a preservação do parque e a conscientização da comunidade em geral, criei o projeto FAMILIA NO PARQUE com o objetivo de trabalhar educação ambiental, trabalhar de maneira direta e indireta a preservação ambiental e o relacionamento familiar, contribuindo para o crescimento e preservação do parque e de sua comunidade, cuidando do bem estar da sociedade e valorizando a união familiar.



Cidadania ambiental é o conjunto de condições que permitem cada ser humano atuarem efetivamente na defesa da vida nesse planeta. Contribuindo para reduzir este consumo que não é sinônimo de felicidade, reutilizar tudo que é possível ser reutilizado e por último reciclar, comprometendo se com a qualidade de vida agora e com as futuras gerações. A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.



O projeto quer levar a comunidade à prática de atividades físicas em grupo ou individual no meio natural.

                             Metodologia:

 
Atividades recreativas e pesquisas sobre a cidadania ambiental e sua importância na sociedade, passeios ecológicos, gincanas ecológicas e etc.
Palestras sobre vários temas referentes à educação ambiental, como prática lá, o que ela proporciona e outros, formando pessoas conscientes e engajadas na defesa da vida e do meio ambiente.
· Sensibilizar a comunidade em geral através de palestras
 · Campanhas de conscientização
 · Visitas com passeios nas trilhas ecológicas
· Divulgação nos meios de comunicação da região dos problemas do meio ambiente.
 Público alvo: população da região em geral; escolas da rede municipal e estadual, estagiários, pesquisadores e visitantes;




Objetivo principal: conscientizar a comunidade da importância de conviver com a natureza. Levar a comunidade a refletir sobre suas ações no cotidiano e buscando soluções para a melhoria no futuro. Mostrando que simples praticas diárias já fazem a diferença, como jogar o lixo no lixo, separar o lixo para a reciclagem, plantar uma árvore, não maltratar os animais e etc. Onde a reflexão deve levar a todos, a repensar o seu consumo e seu estilo de vida, reeducar seus hábitos, costumes e conceitos.

  
                               

 Objetivos específicos: diagnosticar qual a relação do homem com a fauna e a flora regional, bem como o seu conhecimento sobre os aspectos bioecológico.



            A Educação Ambiental deve ser entendida como um voto de confiança para a Vida.



Cronograma:



Construção do blog 23/09/09


30/10/09 inicio da pesquisa para o projeto com publicação no blog, parque do guará.


09/11/09 contato com a professora Cris e elaboração do projeto.


16/11/09 publicação no blog sobre educação ambiental e pesquisa sobre o tema.

23/11/09 postagem no blog do projeto de pesquisa.


BIBLIOGRÁFIA


www.ibram.df.gov.br/agenda21



http://www.guara.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=85027



http://www.revistameioambiente.com.br/2008/09/18/comunidade-realiza-caminhada-ecologica-pela-implantacao-do-parque-do-guara
 

http://www.vitaecivilis.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=1477


http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/educacao.html

http://images.google.com.br

laboratório de pesquisa: instruções para a construção do projeto.




Fabiana dos Santos Oliveira
UC09402406

2 comentários:

  1. Olá Faby, parabéns pelo empenho e criatividade no seu Projeto de Pesquisa e também pela maravilhosa iniciativa desse projeto Família no Parque, continue nos informando sobre esse projeto.Um grande abraço.Tatianne.

    ResponderExcluir
  2. Oi Faby,
    lndo o seu projeto, pois todos sabemos a importancia da união da família, principalmente quando é a favor da natureza, Parabéns!!!

    ResponderExcluir


HINO DO GUARÁ

Quero cantar uma canção tão amorosa, tão carinhosa, como não há. Quero cantar com uma voz doce e plangente, suave e quente, como a gente de Guará.

Terna cantiga do coração de um povo irmão como não há. Quero cantar como os pardais de madrugada a terra amada desta gente de Guará.

Quero encantar o coração da juventude com a virtude que temos cá. Que é ter no peito um coração como lareira da hospitaleira gente amada de Guará.

Cidade amiga, fértil torrão nesta região, igual não há. Quero cantar com emoção nossa riqueza, nossa beleza, gente amada de Guará.

LOBO GUARÁ

Quem sou eu

Minha foto
brasilia (guará 01 ), distrito federal
nasci no dia 23/08/1982 em brasilia - df,moro no guará 01 desde do nascimento,casada, curso pedagogia na universidade catolica de brasilia, sou lutadora de taekwondo, creio em deus como o unico e salvador da minha vida.